Recomendado do mês

Recomendado do Mês: Jovem Dionísio

A banda curitibana Jovem Dionísio é um dos nomes mais promissores da nova era de música brasileira. Composto por Bernardo Pasquali, Rafael Duna, Gustavo Karam, Bernardo Hey e Gabriel Mendes, o grupo tem músicas excelentes, com letras que tocam no tema mais comum da escrita – o amor – de uma forma moderna e fácil de se identificar.

O EP “Dança Entre Casais”, lançado em 2019, apresenta quatro faixas que estabelecem o som da banda. A primeira, “Romance Frito”, tem um ritmo quase dançante que disfarça o sentimento de tristeza e de amor não correspondido da letra. Os solos instrumentais ao longo da canção deixam tudo mais vibrante e enriquecem a faixa. O clipe tem uma identidade indie clássica, com cores vibrantes e a participação da banda como as estrelas do vídeo. “Te Olhei” é mais calma, com um som praiano na guitarra acompanhado de solos de trompete que surpreendem o ouvinte. Já “Sonho Bossa Nova” é a canção mais diferente de todas da banda, com vocais abafados no início e uma melodia mais calma. O final da faixa tem um solo instrumental divertido com uma bateria marcante. A última música, “Ilha do Mel”, é para mim a melhor do EP: ela traz todos os componentes identidades da banda (a melodia da guitarra, os solos instrumentais, os vocais estáveis), com um clipe orgânico que mostra como a banda realmente é composta por “5 amigos de infância que gostam de dar role juntos” – assim como eles descrevem na legenda do vídeo.

“Filme de Cinema”, um dos singles da Jovem Dionísio, tem uma letra espontânea acompanhada de instrumentais harmoniosos e clássicos da banda. As pausas antes do refrão criam um “drop” acústico muito interessante, e as vozes sobrepostas dão uma profundidade à canção. “Porém”, um feat com Murica, tem sons mais computorizados e riffs sobrepostos que se assemelham a uma das inspirações da banda, o americano Still Woozy. “Amigos até Certa Instância”, lançado durante a quarentena, gerou um sentimento de identificação nos fãs do YouTube. A letra é baseada numa amizade colorida verídica, segundo o grupo, e é acompanhada por um ritmo mais dançante e com diversas camadas.

Pontos de Exclamação, lançada em 2020, tem mais de um milhão de reproduções no Spotify e foi a faixa que me apresentou ao som da Jovem Dionísio. A melodia “assobiada” no começo é pegajosa e alegre, com os instrumentos sendo introduzidos aos poucos. O uso de dois tons de voz no refrão traz um efeito divertido pra quem usa fones de ouvido e leva a um som instrumental bem característico da banda. O vídeo é bem elaborado e deixa a experiência mais completa. Em junho, a faixa ganhou um remix pelos DJs Vintage Culture e Future Class, o que ajudou a popularizar a canção.

Jovem Dionísio é uma banda com muito talento e que com certeza vai crescer no cenário alternativo brasileiro! A apresentação deles no Estúdio 172 foi excelente e mostrou a autenticidade do som. Além disso, eles abriram shows na turnê do Lagum e se mostraram capazes de conduzir performances ao vivo muito legais, além de produzirem mini vlogs desses shows, disponíveis no YouTube deles!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.