Música

Artistas que estouraram em 2020

2020 foi um ano atípico em todos os sentidos. A pandemia do coronavírus acabou com as metas que estabelecemos para virada do ano, reduziu a convivência social e infelizmente tirou a vida de muitas pessoas no mundo todo. No entanto, a música não parou. Artistas tiveram chances de escrever, produzir e gravar novas músicas que viralizaram em redes sociais – todo mundo já tentou aprender uma dancinha no TikTok ou viu o amigo fazendo –, que nos acompanharam nos momentos mais difíceis da quarentena ou que serviram pra criar uma conversa com um colega do EAD.

Para finalizar o ano, temos como costume rever o que aconteceu nos últimos 12 meses. Como eu escrevo sobre música aqui no Saturnando, a escolha era clara: fazer minha própria retrospectiva musical, destacando os artistas que fizeram sucesso em 2020, em especial aqueles que já tinham músicas lançadas mas que realmente alcançaram um novo nível de popularidade neste ano. Antes de começar, acho importante destacar que é impossível falar todos os artistas que cresceram muito em 2020, e que minha seleção foi bem determinada pela minha própria experiência musical – por isso, ia amar ver quem marcou o seu 2020 nos comentários!

Megan Thee Stallion Gets Green Light From Judge to Release Album - Variety

Megan Thee Stallion

A rapper estadunidense Megan Thee Stallion começou sua carreira em 2016 pelo SoundCloud e chegou a emplacar 2 faixas no top 100 da Billboard em 2019. Megan ampliou sua audiência em 2020 – teve 9 hits na Billboard, além de conquistar 25 milhões de novos ouvintes mensais no Spotify. Suas músicas são super marcadas por características individuais da cantora, além de serem influenciadas pelo trap, mas o talento principal de Megan é o rap. WAP, lançada em conjunto com Cardi B, causou polêmica mas quebrou recordes de streaming em agosto desse ano. Outros hits de Megan Thee Stallion incluem ‘Savage’, que chegou a ter um remix com a Beyoncé, ‘Body’, ‘Hot Girl Summer’ e ‘Girls in the Hood’.

Phoebe Bridgers: My Favorite Things of the Decade - Rolling Stone

Phoebe Bridgers

Phoebe Bridgers é o nome do momento na música alternativa – o famoso indie. Bridgers lançou seu primeiro álbum, Stranger in the Alps, em 2017 e agora em 2020 lançou Punisher, com 11 faixas e mais de 100 milhões de streams no Spotify. A cantora tem uma voz que passa fragilidade e sentimento de uma forma intensa, acompanhada principalmente por instrumentos como violão e guitarra. Em 2020, apareceu em #5 na Billboard e foi indicada em quatro categorias para o Grammy 2021. A minha canção favorita de Phoebe Bridgers é ‘Motion Sickness’ e faixas como ‘Kyoto’, ‘Garden Song’ e ‘Scott Stree’t fazem sucesso entre seu público. Se você se interessou pela cantora californiana, recomendo a matéria de Ana Vieira sobre Phoebe para o Valkirias!

Entenda como a estridência dos Barões da Pisadinha revolucionou o forró no país | SUPER NOTICIA

Os Barões da Pisadinha

Composta por Rodrigo e Felipe Barão, a dupla Os Barões da Pisadinha levou os seus hits de tecnobrega para todos os cantos do Brasil. É impossível não dançar ouvindo as músicas do grupo baiano, que existe desde 2015 e era conhecido no nordeste, mas que alcançou um grande sucesso quando Neymar publicou um vídeo dançando ‘Tá Rocheda’ em 2019. Em 2020, a dupla lançou dois álbuns com músicas regravadas ao vivo, incluindo feats com artistas como Xand Avião e Thiago Brava. Os Barões da Pisadinha alcançaram o sexto lugar nos mais ouvidos no Spotify Brasil em 2020, com músicas como ‘Só Basta Você Me Ligar’ e ‘Recairei’ alcançando dezenas de milhões de streams.

Do sucesso ao cancelamento: conheça Doja Cat, uma figura polêmica

Doja Cat

A cantora Doja Cat mistura hip-hop, R&B e pop em suas faixas desde 2016, quando começou sua carreira pelo SoundCloud. Em janeiro de 2020, ‘Say So’ viralizou no TikTok e atualmente tem mais de 600 milhões de streams no Spotify com o remix com Nicki Minaj alcançando #1 na Billboard em maio. 5 outras faixas entraram no top 100 da Billboard e Doja Cat atualmente tem mais de 30 ouvintes mensais no Spotify. A cantora poussi feats com artistas gigantes, como The Weeknd e Ariana Grande. Faixas como ‘In Your Eyes’, ‘Go To Town’, ‘Boss Bitch’ e ‘MOOO!’ se destacam na discografia de Doja Cat.

Rolling Stone · Jovens, (des)apaixonados e hidratados

Jovem Dionísio

O grupo curitibano Jovem Dionísio já apareceu aqui no Saturnando, como Recomendado do Mês de julho. A banda lançou seu primeiro EP em 2019 e lançou uma série de singles excelentes em 2020. O remix de ‘Pontos de Exclamação’ tem mais de 20 milhões de streams e a banda saiu de 25 mil ouvintes em 2019 para 3.6 milhões em 2020! Os novos singles do grupo são um sucesso: ‘É Osso’, ‘Amor de Cão’ e ‘Copacabana’ já somam 2 milhões de streams. 

Muitos outros artistas se destacaram em 2020. Clairo, uma cantora de bedroom pop que tem outros hits como ‘Pretty Girl’ e ‘Flaming Hot Cheetos’, alcançou 160 milhões de streams no seu single ‘Sofia’ em apenas um ano. DaBaby emplacou quase 1 bilhão de plays em ‘ROCKSTAR’, com o rapper Roddy Rich, enquanto BENEE bombou com sua música ‘Supalonely’ em conjunto com o cantor Gus Dapperton, após uma dança viralizar no TikTok. 2020 foi um ano difícil, mas vários artistas brilharam! Qual foi seu artista revelação favorito esse ano?

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.