Entrevistas,Reportagens

Especial de Moda: As grifes nos tapetes vermelhos

Gucci, Prada, Louis Vuitton, Valentino, Chanel, são alguns dos exemplos mais famosos de marcas de luxo que se mantêm presentes nas passarelas e premiações mais badaladas da atualidade.

Nesse contexto, é fácil notar a influência que a moda exerce sobre a imagem de grandes celebridades, desde cantores a estrelas de cinema, que vestem marcas de luxo nos tapetes vermelhos e acabam por aumentar ainda mais a notoriedade de ambas as partes. Um grande exemplo disso é o cantor inglês Harry Styles, cujo estilo se destaca em seus clipes e performances, sendo hoje um embaixador da marca Gucci.

Harry Styles em campanha para a Gucci Tailoring, nos jardins de Villa Lante (Itália).

Pensando nisso, a estudante de moda Marianne Baptista, fundadora do blog Haute Magazine, explica que o ex-membro da boyband One Direction preza mais por sua imagem hoje e demonstra mais abertamente sua paixão por moda. Aliado ao seu traço mais descontruído, o astro pop se consagrou embaixador da grife italiana em 2017. “Ele tecnicamente escolheu a Gucci e a Gucci o escolheu. Alessandro Michele, que é o diretor criativo da Gucci, parece entender o que o Harry Styles quer mostrar na imagem dele”.

A blogueira destacou também a importância das tendências na alta costura, que se utiliza de celebridades em alta para ditar essas tendências às massas. Por isso, é comum a nomeação de artistas para embaixadores de grifes, uma vez que eles são um meio mais acessível ao grande público, servindo de fomento à fama das marcas que representam. “Gigi Hadid, Hailey Bieber, Zendaya, Jaden Smith; [as grifes] vão fazer com que essa galera sempre esteja usando essas tendências. Aí, artistas menores, como blogueiras, vão pegar as referências destes artistas e vão trazer para o nosso dia-a-dia. E nós, que somos a massa da população, vamos pegar essa tendência modificada pelas blogueiras e vamos utiliza-la. Enquanto isso está acontecendo, a alta costura já criou outra tendência. É um ciclo”.

Matéria da People sobre o look de Cynthia Erivo no Golden Globes 2021.

Para além das campanhas, os tapetes vermelhos de premiações também atuam como importantes palcos da moda, justamente trabalhando essa relação entre celebridade e grife. Assim, artistas com nomes de peso suficiente para participarem de eventos deste tamanho, tornam-se vitrines vivas de novas tendências da alta costura. Um grande exemplo disso é o modelo feito sob medida para a atriz, cantora e compositora Cynthia Erivo, que se destacou no tapete vermelho da premiação do Globo de Ouro 2021 com um vestido volumoso verde-neon da Valentino Couture. Dessa forma, o destaque da noite se estendeu tanto para a artista, quanto para a grife que a acompanhou no início do evento, demonstrando o papel mútuo das duas partes.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.