Música,Reportagens

Os bilionários do Spotify

1 bilhão de streams. O número é tão grande que, comparado às populações de países, apenas dois alcançam a marca: China e Índia. Na era digital, o consumo de música evoluiu por meio das plataformas de streaming, popularizando serviços como Spotify e semelhantes. E ainda assim, dentre os milhares de artistas e bandas presentes na plataforma sueca, são poucos os que colecionam faixas com 10 dígitos em contagem de streams. Confira as marcas impressionantes dos “bilionários” do Spotify.

Foi a partir de 2014 que o serviço de streaming de música ganhou a notoriedade do grande público, revolucionando o mercado fonográfico. Já em 2015, foi anunciado o recorde de 500 milhões de transmissões em uma única faixa, marca atingida pelo cantor britânico Ed Sheeran e seu sucesso “Thinking Out Loud”. Não muito tempo depois, no final de 2016, o rapper canadense Drake alcançou a surpreendente marca de 1.000.000.000 de streams com sua faixa “One Dance”, componente de seu quarto álbum de estúdio.

Segundo o site ChartMasters, a faixa “Shape of You”, de Ed Sheeran, lidera o ranking de streams com um total de 3.229.795.837 (com última atualização datada de 10 de maio de 2021), sendo a única que ultrapassa 3 bilhões. Logo depois, estão “Despacito”, do porto-riquenho Luis Fonsi, e “Perfect”, também de Sheeran, esbanjando aproximadamente 2,7 e 2,5 bilhões, nessa ordem. A lista também inclui faixas mais recentes, como “Blinding Lights” (do canadense The Weeknd), “Dance Monkey” (da australiana Tones And I), “Old Town Road” (Lil Nas X) e “bad guy” (Billie Eilish); todas lançadas em 2019, demonstrando como o mercado de streaming tem crescido ainda mais nos últimos anos – no final de 2020, o Spotify contabilizou 345 milhões de usuários ativos mensais ao redor do globo, sendo 155 milhões assinantes (pagantes).

E os números não param por aí. Dentre os artistas com maior número de “faixas bilionárias”, o rapper norte-americano Post Malone lidera, somando 8 faixas (das 65 já lançadas na plataforma). Sua música mais tocada na plataforma, “Rockstar” (em parceria com o rapper 21 Savage), possui 218 segundos de duração e acumula mais de 2,21 bilhões de streams, sendo necessárias cerca de 133.827.777 horas (o equivalente a 15.277 anos) para reproduzir individualmente cada stream da faixa, em cálculos aproximados.

Quanto ao total de transmissões, considerando o repertório em geral, o rapper Drake ocupa o topo da lista, com mais de 38.000.000.000 somente em faixas próprias, além dos mais de 16 bilhões em participações especiais, tendo 226 músicas lançadas. Ainda nesse quesito, compõem o top 10: Ed Sheeran, Ariana Grande, Bad Bunny, Post Malone, The Weeknd, Eminem, Justin Bieber, J Balvin e Taylor Swift, nessa ordem.

Ranking de artistas com maior número de streams, segundo a ChartMasters.

Trazendo os números para a música nacional, ainda não houve uma faixa que batesse a marca bilionária na plataforma de streaming, mas há outros feitos a celebrar. Um deles é o marco da cantora carioca Anitta, que ocupa o 151º lugar no ranking global de artistas mais transmitidos, sendo a brasileira com maior colocação na lista – que também inclui Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Henrique & Juliano, Alok e Gusttavo Lima no top 300. A “garota do Rio” contabiliza mais de 4,7 bilhões como artista principal (prestes a lançar seu quinto álbum de estúdio, “Girl from Rio”) e cerca de 1,1 bilhão como artista convidada, somando 141 lançamentos até o momento. Além disso, no final de 2020, a cantora Ludmilla fez história ao se tornar a primeira mulher negra latina a bater 1 bilhão de streams em suas músicas no Spotify. Quem sabe, em um futuro próximo, a música brasileira continue a nos surpreender com números e marcos históricos – decerto que potencial não falta.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.