Música

Latrel volta aos anos 2000 com primeira mixtape

Latrel é uma flor em germinação no jardim do R&B brasileiro. Há dois anos, o cantor e compositor se afiliou ao coletivo Yellow Lab, liderado pelo produtor e cantor Theus Terreiro, para reiniciar sua carreira na música. Marcos Vinicius Monteiro Fraga Lima já teve outro nome artístico, mas não gosta de citar. Embora já tivesse trabalhado com produtores renomados e gravadoras de grande porte, não se sentiu bem nesse lado do ramo e pensou inclusive em desistir do sonho de brilhar nos palcos.

“Já estou há cinco anos fazendo minhas músicas, passei por três gravadoras diferentes e já tive o meu sonho arruinado algumas vezes. Passei por muito pra chegar nesse estágio, e finalmente lançar o primeiro projeto da minha carreira!”, reconhece o artista, em texto divulgado em suas redes sociais.

Por insistência e obra do destino, Latrel nasceu com o sonho renovado e bem investido. Com a confiança e apoio de Theus Terreiro, junto a Robzbau e Gustavvo, colaboradores da recém-oficializada gravadora Yellow Lab, a promessa do R&B teve a oportunidade de estrear seu trabalho com direito a uma sequência de parcerias.

Latrel performando ao vivo, ao lado do produtor e cantor Theus Terreiro, em evento da Yellow Lab. (Reprodução/Acervo pessoal)

Em 23 de fevereiro de 2023, entregou o primeiro single ao mundo. “Podia Ter Te Dado Mais” nasceu de uma parceria com os produtores da casa, Theus e Gustavvo, que prevalecem nos créditos do artista em todos os lançamentos. Na sequência, Latrel agregou seu talento e voz em colaborações com Robzbau (“Lua Cheia”) e Yuri Fernandes (“Melhor Que Ele”), já preparando o terreno para seu primeiro projeto.

Próximo de completar o primeiro ano desse novo ciclo na carreira, o porta-voz do R&B da Yellow Lab lançou o single de estreia do seu projeto “Fresh2000” com um clipe que esbanja o investimento de sua gravadora, ainda que sejam independentes. “Segredos” traz Gustavvo como produtor e vocalista, o que reforça a integração e a familiriadade dos talentos que compartilham a mesma casa na cena.

“O processo de produção foi extremamente satisfatório pra mim”, compartilha Gustavvo. “Como já trabalhávamos juntos há um tempo antes desse projeto, acabamos desenvolvendo uma sintonia musical que acabou facilitando a compreensão de ambos os lados. Enquanto eu fazia os beats ele já escrevia os rascunhos da letra, e assim nos ajudamos nesse processo. Houve algumas músicas que ele já tinha feito a composição e eu só precisei produzir, e outras onde a ideia inicial partiu de mim e eu trouxe o projeto depois para trabalharmos, como Segredos”, relata.

Nesse caminho, Latrel convidou o artista urbano Enzo Koji, que namora o Trap e o R&B, para encorpar a segunda música de trabalho, “Duas Línguas”. Com menos de um mês de distância entre um single e outro, o artista escancarou sua ansiedade para entregar a mixtape ao mundo – e com razão.

Depois de algumas semanas de campanha para angariar “pre-saves” no Spotify e demais plataformas de streaming, a espera finalmente acabou. Com três faixas inéditas, Latrel lançou sua primeira mixtape, “Fresh2000”, com o selo da Yellow Lab. O projeto é recheado de colaborações especiais, com direito a uma deixa cômica para conectar a segunda música à terceira, já bem conhecida pelo público.

Com menos de 15 minutos de duração, o projeto de estreia de Latrel estampa sua individualidade e marca seus primeiros passos em um cenário que já o recebe de braços e ouvidos abertos. Sua primeira música de trabalho (“Segredos”) foi adicionada à playlist editorial do Spotify, “suíte.”, que dialoga diretamente com o público nichado do R&B brasileiro. Ao mesmo tempo, no Instagram, a divulgação do “Fresh2000” foi republicada por uma das principais páginas do gênero, @rnbbrazil, às vésperas do lançamento.

No começo, os números – sejam de seguidores, ouvintes ou streams – não servem para medir um artista independente. Ainda assim, o alcance de Latrel já impressiona. Se as oportunidades forem tão grandes quanto seu talento e sua ambição, será natural aguardar colaborações de grandes nomes da cena em seu próximo projeto, unindo suas referências à concretização de um sonho perdurado.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.