Curiosidades

Os prós e contras do consumo de café

 

Chegando ao Brasil de forma clandestina no século XVIII, os grãos de café têm muita história para contar. E ainda mais interessante do que sua origem e seu ciclo econômico, o café guarda importantes benefícios e malefícios para a saúde que não estão escritos nas xícaras de todo dia.

 

Prós

Um importante agente é um composto do café, a cafeína, que é considerada uma droga poderosa e socialmente aceita ao redor do mundo. A partir dessa substância, é possível adquirir um aumento da concentração e alcançar um estado de alerta de 3 a 6 horas ainda na primeira xícara.

Dentre os benefícios do consumo de café, destacam-se o aceleramento do metabolismo e a consequente queima de calorias, aumento da expectativa de vida, fortalecimento da memória, maior proteção contra a insuficiência cardíaca, menor incidência de diabetes e mais outros prós que tornam a prática uma verdadeira aliada da saúde.

Porém, é necessário esclarecer que os pontos positivos estão associados ao consumo moderado do produto, com base no limite diário de 400 miligramas – equivalente a três xícaras de 150ml – para um adulto saudável.

 

Contras

Como nada é perfeito, a bebida também apresenta malefícios provenientes do consumo excessivo, podendo causar transtorno mental temporário e síndrome de abstinência, englobando sintomas como inquietação, nervosismo, desconforto gastrointestinal, espasmos musculares, insônia e alteração do ritmo cardíaco. O quadro clínico é denominado como intoxicação e pode ser revertido a partir da redução do consumo.

Além dos contras, a cafeína ainda é responsável por viciar consumidores que se rendem à tentação de tomar mais do que as três xícaras recomendadas. Um dos sinais mais claros é a necessidade frequente de ingerir a bebida, sendo uma prática difícil de se combater mediante os sintomas da abstinência, como irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça e insônia.

E se engana quem pensa que a cafeína é exclusiva do café, considerando sua presença na composição de outros produtos como chá-mate, chá verde, refrigerantes, energéticos e até o chocolate. Por isso, além do controle da quantidade diária de xícaras de café, ainda é necessário balancear o consumo de outros alimentos no dia a dia para não ultrapassar o limite de 400 miligramas que transforma uma aliada em vilã.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.