Cursar ou não cursar

Cursar ou não, eis a Publicidade

Quando se pensa em Publicidade, é comum confundir o curso com o Marketing e não saber ao certo as diferenças entre os dois. Na verdade, embora as áreas trabalhem em conjunto, a rotina de cada uma é bem distinta. Segundo o site Guia da Carreira, enquanto a Publicidade atua na divulgação de produtos, serviços e ideias, o Marketing tende a uma pegada mais estratégica, exigindo um estudo mais aprofundado do mercado para se adequar ao perfil do consumidor.

Segundo o Ranking de cursos de graduação 2019, organizado pela Folha de São Paulo, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a instituição mais bem colocada no ramo (que abrange Propaganda e Marketing). Dentre as instituições privadas, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) lidera, alcançando o segundo lugar no ranking geral.

Dentre as áreas de atuação, destacam-se as principais. A parte mais criativa, que inclui execução de campanhas de publicidade, parte de agência e produtoras de conteúdo. A área de Marketing, que abrange as estratégias da empresa, o contato com as agências para criação de campanhas, e também o Trade Marketing, que envolve, principalmente, empresas de bens de consumo. Por fim, a área de Performance, que consiste em acompanhar performance de campanhas online, tornando-se uma tendência com o crescimento do Marketing digital.

Luiza Pinzan (Arquivo pessoal)

Impressionada com a variedade de opções que o curso oferece, a estudante do terceiro ano de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero, Luiza Pinzan, relata o contraste entre a sua primeira impressão e a sua visão atual. “Antes eu achava que publicidade era só fazer propaganda de outdoors e TV, agora eu vejo que tem muito mais do que isso. Podemos trabalhar em TV, revistas, agências (que tem inúmeras áreas que você pode seguir dentro da própria publicidade), empresas grandes ou pequenas. Enfim, você pode trabalhar com muitas coisas”.

Pinzan também descreve o processo de ingressar na faculdade, tendo um enfoque nas instituições privadas de sua cidade e compartilhando sua experiência com os vestibulares prestados durante seu último ano de Ensino Médio. “Eu tinha facilidade com humanas (que é a maioria da prova), havia muitas questões de atualidades e literatura; a redação era a que continha maior peso e no terceiro colegial estava fazendo aulas particulares, então não tive tanta dificuldade”. A estudante ainda relata: “Eu havia prestado para umas três faculdades privadas e passado nas três. Pesquisei muito sobre elas, estudei e cheguei à conclusão que a Cásper seria a melhor escolha, primeiro por focar só em comunicação e sua posição no ranking era muito boa, todo mundo sempre falou muito bem de lá”.

Dentre os conteúdos mais recorrentes, Pinzan explica que a abordagem da faculdade a surpreendeu com assuntos que ela não esperava estudar. “Como na Cásper saímos formados em Comunicação Social-Publicidade e Propaganda, nos dois primeiros anos temos diversas matérias de cultura gerais intercalando com as de ‘PP’ [Publicidade e Propaganda] mesmo (hoje são umas das que eu mais amo). A partir do terceiro ano temos as matérias só focadas para o curso em si. O bom é que aprendemos de tudo um pouco, não saímos com um enfoque maior para determinada área. Você sai com o mesmo conhecimento tanto em marketing como em design, por exemplo, podendo atuar nas duas áreas”.

Felipe Alvares (Arquivo pessoal)

Recorrendo ao assunto do marketing dentro da Publicidade, Felipe Alvares, formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP, explica a importância da área para sua qualificação profissional. “As matérias de Marketing, no geral, foram as que mais me prepararam como profissional porque eu sempre me interessei mais pela parte de trabalhar em empresas do que em trabalhar em agências de publicidade – que são, geralmente, as duas principais opções do curso. Uma coisa que também me preparou muito para me formar como profissional foi ter participado da empresa júnior da ESPM”.

Alvares ainda destaca as características essenciais para a formação de um bom profissional, comentando a necessidade de ser uma pessoa atualizada e comunicativa. “Com certeza, a principal característica é boa comunicação, você ser uma pessoa por dentro de tudo quanto é tipo de atualidades. Então, se você trabalha na área de Marketing de uma empresa, você precisa estar atualizado sobre estratégias de outras empresas, sobre notícias de economia, para saber como isso pode impactar no negócio; na área criativa, estar por dentro de novidades nas redes sociais, sobre influenciadores, pessoas que estão se destacando com muita visibilidade, estratégias de comunicação”. E complementa: “Eu sinto que as faculdades ainda pecam um pouco no ensino mais relacionado ao dia a dia do Marketing digital, acho que é um curso importante de se fazer se você é um estudante de Publicidade”.

Acerca do requisito de outros idiomas para atuar na área, Alvares explica que o inglês detém importância, mas não é essencial, dependendo da empresa em que se trabalha. “Se você trabalha em uma empresa multinacional, que você vai ter comunicação com pessoas de outros países, é fundamental, provavelmente você não seria nem contratado se não tiver o inglês avançado. Mas também é importante para consumir conteúdos, ler livros, assistir palestras, documentários, tudo relacionado à área que podem te manter atualizado porque tem muita coisa boa que vem de fora, principalmente dos Estados Unidos”. E completa: “Outros idiomas eu não considero essenciais, ao menos que sejam um pré-requisito da empresa, como uma empresa que tenha uma participação forte na América Latina e é importante saber falar espanhol”.

Para finalizar, o atuante profissional deixa um conselho aos estudantes que pretendem cursar Publicidade e Propaganda e àqueles que já prestam o curso. “Estudem bem, pesquisem bem para entender quais são as principais opções de trabalho de quem cursa Publicidade porque são muitas opções, diferentes umas das outras, e o mais importante de tudo é tentar entender o que você gostaria de fazer, tentar entender como é o trabalho na prática, conversar com pessoas que atuam nesse setor, entender seus gostos. Não se limite apenas à faculdade, faça tarefas extracurriculares, como trabalhar em uma empresa júnior – que é um trabalho voluntário, mas que traz muita experiência – ou trabalhar em um centro acadêmico, ter alguma função de liderança em centro acadêmico, atlética da faculdade, criar uma página nas redes sociais para ir aprendendo e colocando em prática o que aprende na faculdade. São coisas que vão te ajudar a ter o que contar no momento que você entrar no mercado de trabalho, conseguir se destacar em comparação com outros alunos que focaram só em fazer as provas, passar de ano e pegar o diploma”.

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